Breve reflexão
Desde os primórdios da humanidade a antropologia filosófica dentro do campo da hermenêutica vem ganhando contornos diversos, pois engloba o homem em sua totalidade.
Nesta perspectiva a filosofia que prima pela busca do conhecimento racional das coisas, delimita empiricamente o contexto histórico do homem, na concepção da antropologia filosófica. Este contexto, entretanto favorece um amplo debate na compreensão do homem enquanto ser filosófico. Na medida em que o mesmo internaliza o conhecimento buscando respostas para entender os motivos de sua existência, percebe-se então, ele o “homem” como um ser também “racional”. Não seria isto somente uma concepção fundamentalmente antropológica, mas filosófica. Pois assim, ele se vê como um ser, que transforma o ambiente em que vive, com a sua maneira de pensar filosófica e antropologicamente.
Portanto o homem sendo um ser racional e social, ele também é um ser espiritual. A sua visão de mundo e a compreensão da vida, leva a crê, que ele não só busca respostas para entender os motivos de sua existência, mas para dar sentido a ela. Quem irá facilitar a compreensão de mundo espiritual do homem, neste caso é sem sombra de dúvidas é a antropologia filosófica, que remete diretamente ao campo de pensamento da filosofia.
Rodrigo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário