sexta-feira, 28 de maio de 2021

A NATUREZA DOS TEXTOS ACADÊMICOS


    Escrever bem a principio parece ser um dom, algo que nem todos têm. Mas vai, além disso, é uma prática constante que requer bastante exercício por parte de quem escreve. E quando se fala de textos científicos e acadêmicos não parece ser uma tarefa muito fácil. Exige acima de tudo conhecimento e domínio da linguagem.

       Vários fatores a priori são levados em consideração na hora da elaboração de um texto cientifico ou acadêmico: a clareza, a precisão, a comunicabilidade e a consistência. Pode-se assim dizer que essas características são primordiais para que um texto seja bem escrito e também compreendido por quem lê.  Conforme disse Cervo e Bervian(2002), tudo que for escrito deve ser perfeitamente compreensível pelo leitor, ou seja, este não deve ter nenhuma dificuldade para entender o texto. Em outras palavras, a meu ver não pode deixar dúvidas.  Mas tem outro detalhe bastante importante que também deve ser levado em consideração na produção de textos, principalmente os acadêmicos, a citação do discurso alheio, tornando o texto mais rico em informações, que o caso da citação direta, citação indireta e as citação de citação. Esses itens que dão certa credibilidade ao nosso discurso, enriquecendo assim o conteúdo apresentado, que são as referências, fontes retiradas de livros, revistas, artigos entre outros.  

      Concluindo muitos se confundem, mas há diferença entre índice, sumário e resumo. O índice é uma “lista de palavras ou frases, segundo um critério predefinido.” É um elemento opcional conforme ABNT NBR 6034. Sumário é uma “enumeração das divisões, e outras partes de uma publicação”, como exemplo um artigo cientifico. Resumo, como o próprio nome já diz tem como objetivo apresentar (sintetizar), com fidelidade, os fatos essenciais contidos num texto.

REFERÊNCIAS

APUD CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.


quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Brasil da ordem e do progresso

Somos o país que queremos ou queremos o país que somos?
A desigualdade em nosso país é gritante. E quando se fala em educação dar pra perceber que essa desigualdade é cada vez maior. Basta para isso olharmos nossa realidade. A pandemia do novo coronavírus veio confirmar de forma bem acentuada essa percepção. De um lado estudantes que tiveram acesso a todos os recursos necessários, inclusive internet de qualidade para participarem das aulas remotas e de outro estudantes que lhes faltou quase que totalmente o necessário, e isso foi um fator determinante para trazer a tona de forma bem explícita as desigualdades já existentes. Mas como um país em pleno desenvolvimento econômico não se preparou para enfrentar esse tipo de situação? Se na educação existem falhas, imaginem na saúde como um todo. Por isso indaguei no início deste post, "somos o país que queremos ou queremos o país que somos? Cabe uma reflexão. E não falo isso apenas como educador que sou, mas principalmente como cidadão. É preocupante como nossos governantes tratam a educação, porque apesar dos recursos existerem,eles são mal destribuídos, pois não chegam a todos de maneira igual. Políticas públicas são sobremaneira propostas para amenizar ou até mesmo sanar a médio e longo prazo as deficiências que ainda existem na área da educação.Cabe a nós cidadãos conscientes de nossos direitos cobrar para que de fato elas aconteçam. 

foto fonte: A educação no Brasil em processo de erosão - Helder Moura, disponível em www.heldermoura.com.br

sábado, 11 de abril de 2020

Concepções fundamentais da antropologia filosófica no contexto histórico-formal

Breve reflexão


           Desde os primórdios da humanidade a antropologia filosófica dentro do campo da hermenêutica vem ganhando contornos diversos, pois engloba o homem em sua totalidade.
            Nesta perspectiva a filosofia que prima pela busca do conhecimento racional das coisas, delimita empiricamente o contexto histórico do homem, na concepção da antropologia filosófica.  Este contexto, entretanto favorece um amplo debate na compreensão do homem enquanto ser filosófico.   Na medida em que o mesmo internaliza o conhecimento buscando respostas para entender os motivos de sua existência, percebe-se então, ele o “homem” como um ser também “racional”.  Não seria isto somente uma concepção fundamentalmente antropológica, mas filosófica. Pois assim, ele se vê como um ser, que transforma o ambiente em que vive, com a sua maneira de pensar filosófica e antropologicamente.
            Portanto o homem sendo um ser racional e social, ele também é um ser espiritual. A sua visão de mundo e a compreensão da vida, leva a crê, que ele não só busca respostas para entender os motivos de sua existência, mas para dar sentido a ela. Quem irá facilitar a compreensão de mundo espiritual do homem, neste caso é sem sombra de dúvidas é a antropologia filosófica, que remete diretamente ao campo de pensamento da filosofia. 

Rodrigo Lima