segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A sala de aula do futuro


Ela é, ao mesmo tempo, sala de aula, biblioteca, laboratório de ciências, sala de artes e laboratório de informática. Na sala de aula inteligente o professor tem a função de relacionar todas essas mídias através de um ensino multidisciplinar. O aluno torna-se autor de seu próprio aprendizado. Essa idéia já é usada em algumas instituições de ensino do país, no instituto tecnológico da aeronáutica (ITA), em um campus da Universidade de Santo Amaro, de São Paulo e no Projeto jovem cientista do instituto Unibanco. Seu mentor é o professor Cassiano Zeferino de Carvalho, especialista em novas mídias e tecnologias para a educação. O conteúdo das aulas segue a recomendação do MEC, mas a forma como são ministradas é totalmente inovadora, pois cada fenômeno a ser estudado é contextualizado, problematizado, investigado e modelado. Os alunos são ativos, participam das aulas com pesquisas e precisam filtrar as informações que encontram na internet, isso os tornam mais capazes de gerir suas vidas. As aulas não são expositivas, mas interativas. Um grupo de professores se mostra feliz com o novo método. Depois das aulas, muitos permanecem em sala, discutindo e aprimorando a didática.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Educação é Cultura

Durante o seu grande percurso na história da humanidade, a educação vem aprimorando às mais variadas culturas, transformando-a ou modificando-a, de forma a inserir em seu contexto uma contribuição cada dia mais dinâmica. Ao afirmar que a educação é cultura, notamos primordialmente o ser humano como principal elo de ligação, entre uma e outra forma de cultura. É só analisar a fundo as origens onde estão alicerçadas as raízes de cada cultura, pois sendo uma manifestação estar por assim dizer essencialmente impregnada em cada ser, que forma todo um aglomerado, transmitindo conhecimentos, formando ideais de trasnformação. O belo e o cotidiano das pessoas sempre vai existir das mais variadas formas, é isso que faz da cultura um grande aprendizado para a raça humana, que se imcube de levar adiante tudo o que foi adquirido ao longo de sua história de vida. Na sua constante busca por conhecimento o ser humano se torna um fecundo possuidor das diversas maneiras de se comunicar a vida, pois um vez dotado de habilidades intelectuais e artistícas, coloca em evidência o seu talento e a sua arte.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Processo de Socialização do homem através da educação


Ao longo dos tempos o homem vem exercendo um papel importante no desenvolvimento de teorias físicas, biológicas, sociais, culturais, como forma de compreender melhor o mundo que o cerca. Ele é, antes de tudo, ser de necessidade, pois como um ser sociocultural, por excelência, aprimora de maneira dinâmica os conceitos referentes à sua participação na construção de uma sociedade cada vez mais globalizada. Com o seu comportamento o homem infere e interfere nas transformações socioculturais ocorridas no decurso da história da humanidade. Ele não pode ser em hipóteses alguma, alheio a essas mudanças, nem tão pouco se afastar de seu papel primordial, como ser histórico e cultural que é. Isto deve servir para uma análise reflexiva do contexto atual em que vive, bem como a busca de conhecimentos nitidamente duradouros e sólidos, que possam contribuir para a equiparação de todos os membros da sociedade. Sendo o homem um ser sociocultural planifica através de suas ações tendências culturais antes tidas com absolutas, relativamente postas em um paralelo, não dissolvidas totalmente, mas aprimoradas, reconstruídas aos moldes de cada realidade vivida.
“O homem não é sociável por natureza e só logra sê-lo por educação.” É o que dizia um grande filosofo, explicitada de forma bem acentuada, pois o homem vai adquirindo sociabilidade ao longo de sua vida, à medida que vai sendo educado para isso. A sua relação com os outros, deve ser antes de qualquer coisa, de reciprocidade, pois a sua convivência só é possível em virtude da submissão dos indivíduos. Sem dúvida percebe-se que o comportamento humano é mutável conforme as variações culturais de cada sociedade, ele é ao mesmo tempo sujeito ativo e passivo, suscetível ao meio em que vive.
É claro e isso não deve fugir dos parâmetros sociais, ninguém poderá viver totalmente isolado, até poderá, mas dificilmente sobreviverá. Esta relação de convívio começa a ser construída a partir do nascimento. Influenciado pelo ambiente em que vive o homem tende e tem a necessidade de viver em sociedade. Coopera significamente para edificação das relações ocorridas no seio da sociedade, pois ao atuar eficazmente é senhor de suas escolhas e decisões, tanto em relação ao convívio com os outros, como na convicção de seus próprios ideais.
Portanto o homem vai moldando a sua experiência de ser sociocultural e indivíduo parte integrante da sociedade a aspectos que envolvem desde a sua participação efetiva a significativa na busca de soluções para os conflitos sociais existentes, perpassando fatores de extrema importância para o condicionamento de sua identidade, tanto humana como social, levando-o ao desenvolvimento de suas reais necessidades.