quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Gestão Participativa

            A gestão participativa é normalmente entendida como uma forma regular e significante de envolvimento dos funcionários de uma organização no seu processo decisório, levando-se em consideração o processo que envolve toda uma equipe, se faz necessário uma articulação com estratégias bem elaboradas onde todos sejam participantes diretos, não apenas pela valorização que cada um possui, mas pela concretização do ideal almejado. Diante deste pressuposto é preciso redimensionar as variantes que envolvem todo o processo educativo, que engloba desde a participação de funcionários e professores, bem como o engajamento da comunidade escolar nas decisões que por acaso a gestão vier tomar em beneficio da escola.
         Em organizações democraticamente administradas inclusive escolas, os funcionários são envolvidos no estabelecimento de objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, no estabelecimento e na manutenção de padrões de desempenho e na garantia de que sua organização está atendendo adequadamente às necessidades das pessoas a quem os serviços da organização destinam-se.
       Para que possa ser realizada uma gestão com eficientes resultados é preciso que haja uma reflexão coletiva pelas situações diariamente vivenciadas pelo corpo docente e demais funcionários da escola. O gestor é o personagem principal nesse processo, que terá bons resultados se o mesmo buscar a integração de todos os funcionários para conseguirem os objetivos a serem alcançados. Os esforços deverão partir do coletivo, eles devem ser organizados e estarem em sintonia à frente um gestor que saiba e tenha a humildade de compreender cada um de seus colegas de trabalho, fazendo com que eles se sintam importantes e reconheçam em si o talento que eles têm para um crescimento recíproco e possa haver uma troca de experiências para uma gestão construtiva e desempenhada com objetivos de melhorar a educação. Quando o gestor passa a ter esta visão o trabalho se torna muito mais fácil de realizar, pois as experiências por si só falam.
      No entanto o que se nota é que as experiências ocorridas na designação de participação apresentam mais resultados negativos do que positivo. Isto acontece porque não há um envolvimento mais efetivo por parte das pessoas envolvidas no processo educacional. Porém, os exemplos que deram certo precisam ser seguidos pelos gestores de nosso país, nos Estados Unidos a partir do momento em houve esta ação conjunta de todas as pessoas envolvidas no sistema educacional tudo melhorou ainda mais. Outro exemplo de grande importância para nossa sociedade vem dos países asiáticos, o Japão a partir do momento em que todas as pessoas se empenharam e passaram a trabalhar valorizando a gestão participativa a educação daquele país deu um salto grande na qualidade do ensino, é um exemplo de superação.
        Ao analisar através de um questionário respondido por uma gestora de uma escola pública estadual de nossa cidade, notei como é grande o empenho da mesma em fazer de sua gestão cada vez mais participativa, e isto também é louvável e deve ser seguido por todos os envolvidos no processo educacional. Percebemos como ela envolve toda a comunidade escolar, pois antes de delegar funções procura enxergar a médio e longo prazo as deficiências ainda existentes, e a maneira correta de agir, pois trabalha em conjunto com todos na busca de soluções, colocando em prática a ética profissional e o carisma que todo gestor deve ter quando administra e lidera o trabalho de uma escola. O que foi dito dos Estados Unidos e do Japão servem apenas como referência, pois o Brasil tem alcançado em relação às normas e programas de aperfeiçoamento que ajudam os gestores na condução e tomada de decisões, fazendo de sua administração escolar uma maneira de relacionar as várias vertentes que englobam o ambiente educativo.
      Portanto está na hora de unirmos forças e trabalharmos em prol de uma gestão de qualidade, que atenda os anseios e as necessidades de toda a conjuntura escolar, que fazendo de verdade uma mudança para um mundo melhor e com oportunidades para todos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Abc da Educação

      Dizia minha mãe quando eu era criança: " A educação abre as portas para o conhecimento e a disciplina, quem é educado sabe viver no mundo".

A educação é:
Acolher o conhecimento e transmiti-lo;
Ensinar o que sabe e aprender o que não sabe;
Investigar e propiciar disciplina;
Orientar de forma coerente os seus;
Utilizar de regras claras e objetivas na obtenção e transmissão dos conhecimentos adquiridos.

    Pense nisso que sua vida será bem mais feliz!!! 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Educação em processo de transformação

      Ainda acredito na possibildade da educação ser um fator de transformação de vida nas sociedades, principalmente naquelas em que o analfabetismo e o desemprego são exorbitantes, onde os recursos disponíveis para a população mais carente estar longe de ser o ideal para se viver dignamente. No Brasil programas como o bolsa família dão um auxílio para famílias de baixa renda manterem seus filhos na escola, e esta é uma ação louvável que precisa ser copiada pelos demais países em processo de desenvolvimento. Não é preciso muito para se investir em educação, basta para isso força de vontade e decisão política de nossos governantes. Uma nação bem educada é sinal de que recursos estão sendo bem empregados, posso dizer isto com certeza por que sou um exemplo aqui no meu estado das ações desenvolvidas por orgãos públicos e privados na promoção de Cursinhos populares voltados exclusivamente para estudantes oriundos de escolas públicas, participei de um desses Cursinhos Populares de preparação para o vestibular, pouco tempo depois consegui lograr exito em um vestibular realizado pela universidade estadual do Piauí. Eis o porque da minha esperança na educação como instrumento de transformação para o indivíduo, pois só depende dele alcançar através da educação seus objetivos, mas é claro com a ajuda de outros fatores envolvidos nesta conquista.