domingo, 8 de janeiro de 2012

NARRATIVAS DE UM PEDAGOGO

         Quero iniciar mais esta novidade no Blog Foco Educativo, para contar das minhas experiências ocorridas no ambiente da sala de aula. Me lembro muito bem de quando pela primeira vez cheguei em uma sala de aula para lecionar, estava praticamente no início da Licenciatura. A disciplina lecionada era Literatura, uma das minhas paixões, foi um desafio intanto, mas de grande importância para minha formação. Apesar do nervosismo e da insegurança de um iniciante, sube conduzir a aula, em nenhum momento pensei em desistir, mas algo me dizia que eu estava no caminho certo, que aquela era a primeira de muitas aulas que eu iria dar naquele ano. 
         Pude perceber nos olhos dos alunos uma expectativa sobre a minha pessoa, mas logo contornei e repassei para eles o conteúdo do dia. Procurei ao máximo ser dinâmico e falar na linguagem deles. De vez em quando dava uma pausa para questioná-los, perguntando se eles estavam entendendo o assunto, e para meu alívio recebia positivamente uma resposta, e assim levei até ao final a aula, obtendo o resultado desejado, pois tinha cumprido o objetivo desejado.  Não esquecendo que era uma turma de pré-vestibular, jovens que estavam se preparando para o vestibular no ano de 2008.  Em breve voltaremos com mais uma história para contar.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Gestão Participativa

            A gestão participativa é normalmente entendida como uma forma regular e significante de envolvimento dos funcionários de uma organização no seu processo decisório, levando-se em consideração o processo que envolve toda uma equipe, se faz necessário uma articulação com estratégias bem elaboradas onde todos sejam participantes diretos, não apenas pela valorização que cada um possui, mas pela concretização do ideal almejado. Diante deste pressuposto é preciso redimensionar as variantes que envolvem todo o processo educativo, que engloba desde a participação de funcionários e professores, bem como o engajamento da comunidade escolar nas decisões que por acaso a gestão vier tomar em beneficio da escola.
         Em organizações democraticamente administradas inclusive escolas, os funcionários são envolvidos no estabelecimento de objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, no estabelecimento e na manutenção de padrões de desempenho e na garantia de que sua organização está atendendo adequadamente às necessidades das pessoas a quem os serviços da organização destinam-se.
       Para que possa ser realizada uma gestão com eficientes resultados é preciso que haja uma reflexão coletiva pelas situações diariamente vivenciadas pelo corpo docente e demais funcionários da escola. O gestor é o personagem principal nesse processo, que terá bons resultados se o mesmo buscar a integração de todos os funcionários para conseguirem os objetivos a serem alcançados. Os esforços deverão partir do coletivo, eles devem ser organizados e estarem em sintonia à frente um gestor que saiba e tenha a humildade de compreender cada um de seus colegas de trabalho, fazendo com que eles se sintam importantes e reconheçam em si o talento que eles têm para um crescimento recíproco e possa haver uma troca de experiências para uma gestão construtiva e desempenhada com objetivos de melhorar a educação. Quando o gestor passa a ter esta visão o trabalho se torna muito mais fácil de realizar, pois as experiências por si só falam.
      No entanto o que se nota é que as experiências ocorridas na designação de participação apresentam mais resultados negativos do que positivo. Isto acontece porque não há um envolvimento mais efetivo por parte das pessoas envolvidas no processo educacional. Porém, os exemplos que deram certo precisam ser seguidos pelos gestores de nosso país, nos Estados Unidos a partir do momento em houve esta ação conjunta de todas as pessoas envolvidas no sistema educacional tudo melhorou ainda mais. Outro exemplo de grande importância para nossa sociedade vem dos países asiáticos, o Japão a partir do momento em que todas as pessoas se empenharam e passaram a trabalhar valorizando a gestão participativa a educação daquele país deu um salto grande na qualidade do ensino, é um exemplo de superação.
        Ao analisar através de um questionário respondido por uma gestora de uma escola pública estadual de nossa cidade, notei como é grande o empenho da mesma em fazer de sua gestão cada vez mais participativa, e isto também é louvável e deve ser seguido por todos os envolvidos no processo educacional. Percebemos como ela envolve toda a comunidade escolar, pois antes de delegar funções procura enxergar a médio e longo prazo as deficiências ainda existentes, e a maneira correta de agir, pois trabalha em conjunto com todos na busca de soluções, colocando em prática a ética profissional e o carisma que todo gestor deve ter quando administra e lidera o trabalho de uma escola. O que foi dito dos Estados Unidos e do Japão servem apenas como referência, pois o Brasil tem alcançado em relação às normas e programas de aperfeiçoamento que ajudam os gestores na condução e tomada de decisões, fazendo de sua administração escolar uma maneira de relacionar as várias vertentes que englobam o ambiente educativo.
      Portanto está na hora de unirmos forças e trabalharmos em prol de uma gestão de qualidade, que atenda os anseios e as necessidades de toda a conjuntura escolar, que fazendo de verdade uma mudança para um mundo melhor e com oportunidades para todos.