terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Processo de Socialização do homem através da educação


Ao longo dos tempos o homem vem exercendo um papel importante no desenvolvimento de teorias físicas, biológicas, sociais, culturais, como forma de compreender melhor o mundo que o cerca. Ele é, antes de tudo, ser de necessidade, pois como um ser sociocultural, por excelência, aprimora de maneira dinâmica os conceitos referentes à sua participação na construção de uma sociedade cada vez mais globalizada. Com o seu comportamento o homem infere e interfere nas transformações socioculturais ocorridas no decurso da história da humanidade. Ele não pode ser em hipóteses alguma, alheio a essas mudanças, nem tão pouco se afastar de seu papel primordial, como ser histórico e cultural que é. Isto deve servir para uma análise reflexiva do contexto atual em que vive, bem como a busca de conhecimentos nitidamente duradouros e sólidos, que possam contribuir para a equiparação de todos os membros da sociedade. Sendo o homem um ser sociocultural planifica através de suas ações tendências culturais antes tidas com absolutas, relativamente postas em um paralelo, não dissolvidas totalmente, mas aprimoradas, reconstruídas aos moldes de cada realidade vivida.
“O homem não é sociável por natureza e só logra sê-lo por educação.” É o que dizia um grande filosofo, explicitada de forma bem acentuada, pois o homem vai adquirindo sociabilidade ao longo de sua vida, à medida que vai sendo educado para isso. A sua relação com os outros, deve ser antes de qualquer coisa, de reciprocidade, pois a sua convivência só é possível em virtude da submissão dos indivíduos. Sem dúvida percebe-se que o comportamento humano é mutável conforme as variações culturais de cada sociedade, ele é ao mesmo tempo sujeito ativo e passivo, suscetível ao meio em que vive.
É claro e isso não deve fugir dos parâmetros sociais, ninguém poderá viver totalmente isolado, até poderá, mas dificilmente sobreviverá. Esta relação de convívio começa a ser construída a partir do nascimento. Influenciado pelo ambiente em que vive o homem tende e tem a necessidade de viver em sociedade. Coopera significamente para edificação das relações ocorridas no seio da sociedade, pois ao atuar eficazmente é senhor de suas escolhas e decisões, tanto em relação ao convívio com os outros, como na convicção de seus próprios ideais.
Portanto o homem vai moldando a sua experiência de ser sociocultural e indivíduo parte integrante da sociedade a aspectos que envolvem desde a sua participação efetiva a significativa na busca de soluções para os conflitos sociais existentes, perpassando fatores de extrema importância para o condicionamento de sua identidade, tanto humana como social, levando-o ao desenvolvimento de suas reais necessidades.

2 comentários:

  1. Olá, li o artigo e gostei muito. Aproveitei e me apropriei de suas ideias para enriquecer um trabalho que estou construindo, que irei apresentar em Brasilia no final do ano, na Universidade Gama Filho. Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  2. Estava a procura de inspiração para escrever uma redação com o mesmo tema e esse seu artigo me ajudou muito, obrigada. Parabéns pelo ótimo texto.

    ResponderExcluir